Como anda seu intestino ?

10 out

Hoje vou falar de um assunto sério. Bem sério! Pode não parecer. Ou pode até parecer ‘batido’ demais. Só que não é.

Intestino preso ou prisão de ventre. E você, que está lendo, já se perguntou o porquê destes nomes? Enquanto começava o post, pensei numa resposta quase óbvia: o intestino não está solto, oras! E é essa a linha de raciocínio. Seu intestino não está livre, leve e solto. Está preso, com sensação de peso e desconforto. Isso mesmo! O intestino perdeu sua ‘liberdade’ para suas fezes. Que triste, não?!

E como você descobre que tem esse ‘mal’ ? Bom, a maneira mais básica e fácil de descobrir é observar o padrão de evacuação. De quanto em quanto tempo você evacua?! Todos os dias? A cada dois dias? Nunca?! Se esse padrão alterar, de forma que o intervalo entre uma ida ao banheiro e outra comece a aumentar, é bom ficar de olho. Outro ponto fundamental é o inchaço abdominal. Geralmente, pelo grande acúmulo de fezes, a barriga fica inchada, por vezes dolorida. Isso gera um desconforto tão grande, que você se irrita. Irritabilidade. Mais um sinal de intestino preso.

Imagem

Fonte: Boa Forma On-line

E qual a solução? Então, vou decepcionar vocês: não existe MILAGRE! Pra ter um intestino livre, ou pelo menos mais regulado, existem algumas dicas que são passadas, mas não são bem aplicadas. Por exemplo, quem nunca ouviu falar que fibras fazem bem ao intestino? Todas, não?! Pois é. Só que, fibra por fibra, não resolverá nada. Vou explicar rapidinho sobre as fibras e seu mecanismo de ação. Algumas fibras são solúveis ( feijão, lentilha, laranja…) e outras são insolúveis (pão integral, aveia, arroz integral…). As primeiras, se dissolvem na água, formando uma espécie de pasta e atuam  na prevenção da reabsorção do colesterol. Já as outras, fazem aumentar o volume das fezes e a umidade das mesmas, retendo água no intestino, que vai facilitar a passagem do bolo fecal. Outra dica legal é aumentar o consumo de azeite cru, nas refeições principais, até mesmo no café da manhã. Experimente uma colher de sopa de azeite em uma fatia de pão. Fica delicioso!
Existem diversas dicas, mas tem mais duas que eu quero passar. A primeira refere-se ao consumo de bactérias que colaboram para a boa digestão. Óbvio que uma boa alimentação contribui para a manutenção desses pequenos seres, tão importantes para nossa digestão. Alguns alimentos de mercado apresentam alguma dosagem dessas bactérias, como por exemplo o Yakult (lembra dos Lactobacilos vivos? então, são essas as bactérias lindas e importantes!!) e o iogurte Activia (que também contém bactérias estimulantes). Certa vez, minha ex-nutricionista (ex, porque parei de visitar a moça) receitou um produto para utilizar nas refeições, 2 vezes ao dia, chamado Lactofos. Todos esses produtos e outros alimentos probióticos (como são chamados), contem os lactobacilos, que tem função de absorção dos nutrientes ingeridos através da alimentação. A última dica refere-se à prática de atividades físicas: caminhadas e abdominais são as melhores e que mais estimulam o intestino. Não adianta fazer corridas, tem que fazer caminhada, pois ela vai estimular os movimentos peristálticos (que fazem as fezes ‘caminharem’ pelo seu intestino). E as abdominais irão fortalecer a musculatura do ventre, o que também será importante para o fim da sua prisão de ventre.

Imagem

Fonte: Boa Forma On-line

Espero que tenham gostado. Sei que ficou um post bem grande, mas esse é um assuno que dá pano pra manga. Em breve falarei sobre GASES. Isso mesmo. O assunto tá meio desagradável, né?! Mas essencial para nós que estamos nos adaptando com nossas R.A.😀

Beijos, Fran. 😉

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Sob Nova Medição

NO PAIN, NO GAIN!

gostosinhas

cozinha light e feliz

Reeducando meu corpo

tudo sobre alimentação, atividade física, moda, esmaltes...

Nutricionista Giovana Guido

Nutrição Esportiva & Saúde

Por 365 Dias

Um dia de cada vez.

Adeus, Gorducha!

Diário sobre Reeducação Alimentar, Atividade Física, Recuperação de Autoestima, Superação e Conquista!

O fantástico mundo de Camila

"Se quer viver uma vida feliz, amarre-se a uma meta, não às pessoas e nem às coisas"

Passive Aggressive Abuse

the insanity of passive aggression

60-Day Beast Mode x2

Push Hard | Stay Dedicated

Diário Cardápio

Adeus efeito sanfona!

Sea of Dreams and Ambitions

The greatest WordPress.com site in all the land!

The Urban Goddess

Gin and (Green) Juice

In it for the Long Run

searching for balance in a pair of purple kicks

The WordPress.com Blog

The latest news on WordPress.com and the WordPress community.

%d blogueiros gostam disto: