Ahhhh, a pressa! É inimiga da perfeição!

17 out

Oie!!

Às vezes a gente fica com pressa em ter resultados, claro, a ansiedade bate…  mas essa pressa às vezes só atrapalha. Alias, acho que sempre, rsrs.

Por exemplo, eu vejo muitas vezes lá no grupo do Facebook Pensando Magro o pessoal comentando que está desanimado, por que emagreceu pouco, só perdeu 1kg por semana, ou que quer emagrecer um monte de quilos até tal data. Calma lá… às vezes a gente tem tanta pressa que não sabe nem comemorar uma pequena vitória. É como a Fran disse neste post, sorria se você perdeu 500g! Se perdeu 1kg! Já é um passo! Um passo de cada vez! Não podemos atropelar nada.

Nesse processo a gente tem que ter consciência de muitas coisas. Primeiro, cada pessoa tem um metabolismo diferente, um histórico diferente e isso tudo deve ser levado em consideração no emagrecimento. Se você faz atividade física, reeducação alimentar ou dieta, se tem a rotina agitada ou não. Isso tudo deve ser avaliado e se possível com ajuda de nutricionistas e professores de educação física. Se não for possível, pesquise muito e se informe em fontes sérias de informação.

Outra coisa que é importante, precisa ter paciência. Pense… quanto tempo você levou pra engordar tudo isso? Ou pior, e se você sempre foi assim desde criança? Veja… 10 anos, 20 anos…. não vai querer perder em 2 meses o que levou anos pra ganhar. Não que vá levar o mesmo tempo, claro que não, mas algum tempo leva.

Vendo informações que obtive em muitos lugares que pesquisei, com muitas conversas que já tive com profissionais e relatos de experiências de pessoas (lá no Facebook mesmo), percebo que o emagrecimento mais efetivo e duradouro é aquele que não é feito com dietas malucas mas sim com reeducação alimentar, não é aquele em que se perde 200kg em duas semanas mas sim a perda acontece de forma lenta e constante. Tipo devagar e sempre, sabe?

Mas por queeee? Simples, do que adianta fazer uma dieta maluca se você não aprende a comer direito e nem a eliminar maus hábitos alimentares? Você pode até fazer a dieta maluca e perder quilos, mas se não aprender a se alimentar bem, vai ganhar tudo de novo ou pelo menos boa parte. Outra coisa: quando emagrecemos rápido, muitas vezes perdemos junto massa magra e água. Não é perda de gordura! E é isso que precisamos perder.

E atividade física deve ser constante. O corpo humano necessita de atividade física pra ser saudável. Sedentarismo não só engorda, mas é muito prejudicial para a saúde como um todo.

O que considero mais grave nessa situação é o desânimo! Se desanimar por que o processo é lento e tem pressa pode fazer a pessoa desistir, jogar tudo pro alto. Não é assim! Um passo de cada vez, devagar e sempre. Uma vitória a cada dia.

Por último, deixo aqui um trecho deste artigo aqui que achei bem bacana.

Truques antiansiedade:
Para domar o medo do fracasso, siga estes conselhos da psicóloga paulista Valdívia Camargo, especialista em distúrbio alimentar.
Não tenha pressa – Se o seu corpo não estiver do jeito que você sonhou para este verão, faça um plano realista de metas, de curto, médio ou longo prazo, e divulgue-o para a família e os amigos. “O comprometimento é o primeiro passo para o sucesso, porque você acaba se esforçando para cumprir o que planejou”, explica a psicóloga.
Anote os resultados positivos, ressaltando o que deu certo.
Aceite as restrições alimentares, mas conceda-se o direito de sair da linha uma vez ou outra. “Ficar muito tempo se privando do que gosta leva a extremos, como acabar com a caixa de bombons em um só dia”.

Isso das metas realistas é muito importante. Temos que ter consciência dos limites do nosso corpo e não dá pra extrapolar. Aí se não dá certo, acabamos desanimando.

Temos que aprender a valorizar as pequenas vitórias e perceber que cada uma delas é um tijolinho em busca de qualidade de vida🙂.

Meu lema é devagar e sempre😛.

Beijos, Tami!

4 Respostas to “Ahhhh, a pressa! É inimiga da perfeição!”

  1. Tamy 18 de outubro de 2012 às 6:27 pm #

    Siiim Tami, realmente a pressa é inimiga da perfeição.
    Eu ando numa fase meio desanimada, pq mesmo com o exercícios e a RA, eu ainda não consigo perder nem 1 quilinho por semana. Mas não desisto! É bem como tu escreveu: antes perder 500 mg do que nada ou até ganhar peso.
    Mas acho que vou procurar uma nutri mesmo, pq meu metabolismo tá mt lento pra quem tem o dia-dia agitado como o meu…
    Beijão, adorei o post!!

    • Tami 22 de outubro de 2012 às 12:17 am #

      Tamy chará! Rs, obrigada!!
      Se você tem notado que isso acontece ha algum tempo, procurar ajuda profissional é bacana mesmo. De repente tem alguma coisa que está errada na sua alimentação ou você está naquele efeito platô.

  2. Movie 19 de outubro de 2012 às 2:45 pm #

    Ter paciência é dificil mesmo, até porque por mais que os estudos estejam avançados, como você mesma disse, cada um tem um metabolismo diferente, e qual gordinha, ou que está em manutenção nunca se sentiu injustiçada de após uma semana inteira de dieta não baixar um grama, ou igual aconteceu comigo esta semana, que comi menos, tive mais atividades, fui me pesar crente que tinha emagrecido , mesmo nao sendo minha pretensão ja que ja estou no peso ideal, mas pesei 400 gramas a mais! Tem que ter
    força e não desanimar, nos meus tempos de gordinha, quando eu pesava a mais, mesmo depois de caprichar na dieta, acabava me desequilibrando, ficava com raiva mesmo e descontava na comida, o que acaba virando um ciclo.

    • Tami 22 de outubro de 2012 às 12:18 am #

      Paciência é a chave de tdo mesmo. Tanto pra aguardar resultados quanto pra essas situações que você descreveu!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Sob Nova Medição

NO PAIN, NO GAIN!

gostosinhas

cozinha light e feliz

Reeducando meu corpo

tudo sobre alimentação, atividade física, moda, esmaltes...

Nutricionista Giovana Guido

Nutrição Esportiva & Saúde

Por 365 Dias

Um dia de cada vez.

Adeus, Gorducha!

Diário sobre Reeducação Alimentar, Atividade Física, Recuperação de Autoestima, Superação e Conquista!

O fantástico mundo de Camila

"Se quer viver uma vida feliz, amarre-se a uma meta, não às pessoas e nem às coisas"

Passive Aggressive Abuse

the insanity of passive aggression

60-Day Beast Mode x2

Push Hard | Stay Dedicated

Diário Cardápio

Adeus efeito sanfona!

Sea of Dreams and Ambitions

The greatest WordPress.com site in all the land!

The Urban Goddess

Gin and (Green) Juice

In it for the Long Run

searching for balance in a pair of purple kicks

The WordPress.com Blog

The latest news on WordPress.com and the WordPress community.

%d blogueiros gostam disto: