Voltando a malhar

11 dez

Oi galera! Tudo bom?
Dia do meu post e to vindo aqui pra falar de uma coisa legal: voltar a malhar.

Pois é… Muita gente tem dúvidas sobre esse assunto. Vou falar de alguns tópicos relacionado ao tema, mas, se tiverem perguntas, podem fazer que depois respondemos 😉

Voltando a Malhar – falando francamente

a) Dores: cara, vai doer. Dói menos do que começar a malhar – assunto pra outra hora – mas dói, né. E aí você fica se perguntando o que fazer, se vai no dia seguinte à academia. Cara, isso é um problema. Você VAI querer usar isso como desculpa para não ir. Eu já usei! Todo mundo usa. Você só precisa lembrar que não vai malhar o mesmo grupamento de músculos no dia seguinte 😉

b) Vai devagar: Pô, acho que isso é meio ‘óbvio’. Não é porque você está voltando a malhar que seu músculo tem a mesma resistência de quando você parou. Por isso também é importante manter a regularidade. Imagina perder toda a força (e não digo força estilo “marombeiro”) muscular que você tinha? É o que acontece quando a gente para. Querendo ou não. Então, vai devagar. Se você pegava 4 kg no halter pra fazer bíceps, você vai acabar aguentando só 2 kg. Pode aguentar mais, mas teu músculo vai ficar todo ferrado!

c) Vai devagar, mas não enrola: Olha, a vantagem de estar voltar a malhar é que você precisa de um período menor de adaptação do que quando você malhou a primeira vez. Também é importante conhecer o seu corpo. Eu, por exemplo, tenho mais força na parte anterior da perna e pouquíssima força nos braços, principalmente no tríceps. Logo, vou aumentar mais rápido a carga da perna do que do braço, sacou ?

d) Lidando com a sede se ganhar músculos (ou emagrecer): Independente do seu objetivo, coloca na cabeça que não somos máquinas. Não vamos conseguir resultado rápido. Ok, vamos ser justos… Pra quem está voltando a malhar, o resultado vem mais rápido do que a pessoa que NUNCA malhou. Só que não é tão rápido assim, tá ? Ai você pergunta: Mas Francyne, a minha amiga emagreceu em 2 meses tudo que eu quero emagrecer. O que há comigo? Daí tenho que te relembrar que cada corpo responde de uma maneira. Pra tudo! Seja emagrecer, ganhar massa magra ou os dois simultaneamente.

Bom, por enquanto é isso. Tragam dúvidas. Não sou profissional, mas prometo dar uma resposta rápida, ok ?

Beijos!!

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4 Respostas to “Voltando a malhar”

  1. Melquita Vieira 11 de dezembro de 2012 às 11:41 am #

    Eu estava firme e forte malhando… até que na terça feira passada meu pé começou a ficar inchado e doer…. e isso faz uma semana já no começo achei q nao era nada e que logo ia passar, mas não passou… estou a uma semana sem malhar… tenho ctz q qd voltar vai doooerrrr!!!!! rsrsrs Amanha tenho ortopedista marcado, até pq ainda não melhorou!! 😦 Mas tem q ter muuita vontade p/ malhar, não é fácil… eu preferia ficar mil vezes vendo um filme ou fazendo qlqr outra coisa do que ir malhar… maaas o verão tá aí né!!! E é preciso! 😡 Que bom que vc esta voltando a atualizar o blog…. Entro nele todos os dias!!!! rsrsrs

    Beeeijinho ;*

    • Tami 12 de dezembro de 2012 às 1:44 pm #

      Oie!
      Melquita, o mais importante do que o verão estar aí é estar sempre saudável! 🙂
      Acho que uma pausa de uma semana não vai te trazer problemas não. Acho que quando a Fran fala de voltar a malhar, é depois de ficar muito tempo parada.
      Bjos

  2. Alessandra Vitorete 16 de janeiro de 2013 às 2:09 pm #

    Estou recomeçando a malhar agora, depois de praticamente um ano parada. Vou malhar na hora do almoço, entre 12:00 e 14:00, o objetivo é eliminar peso e definir. Gostaria de saber sobre a alimentação, é melhor almoçar antes de ir malhar, ou fazer um lanche leve e almoçar depois de malhar? Porque ir malhar com fome não dá né? Então, o que seria melhor? Obrigada!

    • sobnovamedicao 21 de janeiro de 2013 às 12:41 am #

      Oi Alessandra!! 😀 Então, não sou nutricionista nem especialista no assunto, mas sempre li muito sobre o assunto e formei uma opinião… Como você tem dois objetivos muito claros e paralelos, eu faria da seguinte forma: um carboidrato antes do exercício, como uma banana, batata doce, uma salada de legumes, por exemplo, para te dar energia para a atividade física. Depois da atividade, eu partiria pro almoço, com uma salada caprichada e proteína magra. Se quiser incluir algum carboidrato, um pouco de arroz integral cai bem. Só não pode comer muito, pois você está querendo eliminar gordura, acredito eu. Beijos – Francyne!

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