Glúten e Lactose – vilões ?

17 dez

Oi pessoal😀
Tudo bom ?

Seguindo a polêmica da dieta da atriz Bruna Marquezine (não viu? clica aqui), hoje vou falar de um assunto que mexe muito comigo e pode mexer com várias meninas. Existem certos tipos de substâncias alimentares  que são consideradas “inflamatórias” por nutricionistas e endocrinologistas. Glúten e lactose são duas substâncias que não estão ligadas diretamente, mas se você comer um bolo, lá elas estarão. Pra quem não sabe, segue a explicação:

– Glúten: basicamente, é uma proteína. É encontrado em diversos tipos de cerais, inclusive na aveia e no trigo. Evidentemente, pães, bolos, macarrão, algumas massas, porcaria em geral, tem o nosso querido glúten. Existe uma doença específica para quem tem intolerância ao glúten que é a Doença Celíaca.

– Lactose: ‘tudo que termina em “ose” é um açúcar’. Aprendi isso na escola E na faculdade (quando fazia enfermagem). O radical “lacto” vem de “leite”. Juntando, lactose é o açúcar do leite, na explicação mais basicona. Se você tem intolerância ao leite de vaca, o leite comum, supostamente é porque você tem intolerância à tal açúcar.

Agora vejam bem, existem substitutos excelentes, para ambos! O leite de soja, que ficou popularizado pela marca Ades (não é propaganda, galera!!). O macarrão e as massas em geral, você encontrará massas feitas à base de farinha de arroz. Tipo japonês mesmo. E fica gostosinho com um tempero caseiro e um bom molho de tomates.

E aí você tá se perguntando por que eu to falando disso né? Seguinte, há um tempo, eu passei por uma nutricionista e contei para ela todos os meus problemas de saúde. Tá, não sou doente, problemática, ou algo do tipo, mas tenho HIPOTIROIDISMO. Especificamente, tenho a nem tão famosa Tiroidite de Hashimoto . Ok, depois faço um post sobre doenças ligadas ao metabolismo e falo dela.😉 Enfim, a cidadã me prescreveu uma dieta. Muito linda a dieta- só que não! –  sem glúten, lactose e, pasmem, soja. Segundo a senhora no consultório, essas substâncias são inflamatórias, como eu havia dito antes, e, além de prejudicar o funcionamento do meu intestino, prejudicavam a captação do iodo pela minha tireóide. Ok. Topei a maluquice. No primeiro momento, seria um teste. Eu achei que meu metabolismo ia voltar a funcionar certinho, intestino ia virar reloginho. Sonho meu! Em três meses dessa ‘loucura’, perdi apenas 3 kg. Ora, eu fazia exercícios, mantive a medicação, que por sinal, é pra todo sempre (doença auto-imune, galera.)… Aquela “dieta” tinha que funcionar! Mas não, não funcionou. Ah, tá, funcionou. Perdi 3 kg. PELAMORDEDEUS!

Bom, é pra causar polêmica esse post. Quero dúvidas, quero participação, quero experiências pessoais.  Pra mim, não deu certo. Alguém já fez essa “dieta” e deu certo ?

____________x____________

OBS: Vale ressaltar que nunca fui diagnosticada com doença celíaca ou intolerância à lactose. Apesar disso, quando reduzo as quantidades de derivados do leite e massas com trigo, principalmente, meu intestino funciona um pouco melhor. E não tenho tantos gases e cólicas por conta dos gases!

2 Respostas to “Glúten e Lactose – vilões ?”

  1. Melquita Vieira 17 de dezembro de 2012 às 12:47 pm #

    Menina olha que coisa!!! Fiz uns exames de sangue mas o resultado só sai em 2013…:/ p/ saber se tenho intolerância a essas coisas tbm!!!! Pq estou fazendo exercícios e RA certinhoooo, e não emagreci quase nada!!!! 3 kgs em quase um ano!!!! P/ mim isso é um absurdo… rsrsrs Não tenho hipotireoidismo e essas coisas, pois fiz exames de sangue e foi tudo descartado!!! Resumindo, não sei o que acontece comigo pois tbm tenho MUITA dificuldade p/ emagrecer!!!:/
    Vamos ver se descubro se tenho intolerância a glúten, lactose e soja… Ah não sei se pode ter algo a ver, mais tenho baixa imunidade!!:/
    Bom é isso, qlqr novidade venho te contar!!!😀 Ou conto no meu blog, estou começando ainda e não sei direito como fazer e tal… rsrsrs

    Bjinhos e boa semana!!!

  2. Tami 7 de janeiro de 2013 às 1:35 pm #

    Não entendi uma coisa, você tem que seguir essa dieta pra sempre também?

Deixe uma resposta

Sob Nova Medição

NO PAIN, NO GAIN!

gostosinhas

cozinha light e feliz

Reeducando meu corpo

tudo sobre alimentação, atividade física, moda, esmaltes...

Nutricionista Giovana Guido

Nutrição Esportiva & Saúde

Por 365 Dias

Um dia de cada vez.

Adeus, Gorducha!

Diário sobre Reeducação Alimentar, Atividade Física, Recuperação de Autoestima, Superação e Conquista!

O fantástico mundo de Camila

"Se quer viver uma vida feliz, amarre-se a uma meta, não às pessoas e nem às coisas"

Passive Aggressive Abuse

the insanity of passive aggression

60-Day Beast Mode x2

Push Hard | Stay Dedicated

Diário Cardápio

Adeus efeito sanfona!

Sea of Dreams and Ambitions

The greatest WordPress.com site in all the land!

The Urban Goddess

Gin and (Green) Juice

In it for the Long Run

searching for balance in a pair of purple kicks

The WordPress.com Blog

The latest news on WordPress.com and the WordPress community.

