A Moda da Suplementação

29 jan

Oi pessoal!

Todo mundo sabe que suplementos e termogênicos viraram febre e estão super na moda de quem frequenta academias. Quem não usa ao menos já ouviu falar, conhece quem usa ou algo assim. Só que pouca gente sabe dos riscos que a suplementação inadequada podem trazer!

Fiz uma pequena lista do que aprendi nesse meio tempo…

1 – Cuidado com o que compra
Como tudo nessa vida, temos que ficar de olho na marca e qualidade dos produtos. Produtos de procedência duvidosa devem ser evitados.

2 – Quem deve receitar é o nutricionista e não o professor!
De modo geral, quem pode receitar esse tipo de produto são os nutricionistas. Eles vão analisar a sua alimentação, ver se você REALMENTE precisa de uma carga extra daquela substância ou nutriente e aí prescrever o que for adequado. Tudo isso com acompanhamento médico e de exames.
“Ah mas o meu professor disse…” bom… o professor vai orientar pelo ponto de vista do treino, e é importante avaliar se o que o nutricionista recomendou casa com o treino. Mas ele não pode falar sobre a saúde. Cabe aí uma avaliação sobre o seu professor. Infelizmente tem muito professor de academia que nem formado é. Alguns tem sim conhecimento sobre isso pois estudaram o tema, é interessante aprofundar a conversa com o professor pra tentar sondar.

3 – Mas o meu amigo disse…
Se nem alguns professores podem falar disso, quem dirá o amigo. Ele pode falar da experiência com os produtos, de quem receitou, o que foi falado, trocar esse tipo de informação é muito válida. Mas começar a tomar por que o amigo toma não dá!

4 – Nem todo mundo que faz academia deve ou precisa tomar.
Isso eu percebi também numa conversa com o meu professor. Eu andava meio ansiosa pra tomar isso e aquilo, querendo resultados. Fui falar disso com ele e tomei umas pedradas, rs. Ele me falou pra procurar nutricionista mas antes disso, eu preciso manter uma regularidade na academia… meus dias e horários são meio loucos. Fora que fui falar pra ele de suplementos que eu nem preciso tomar!
Ele ainda me jogou na cara (kkkk) que antes de eu me preocupar em tomar Whey (que talvez eu nem precise) e BCAA, eu tenho que ver por que sinto falta de energia… o problema pode estar em vitaminas básicas. Por isso é importante o profissional da saúde. Pode ser que junto de um BCAA seja legal eu tomar um Centrum, ou até começar por ele.
Outro exemplo importante que vi lendo sobre o tema: tem gente que fica tão na neura que passa por exemplo, uma semana sem treinar por causa de uma gripe, mas continua tomando… alguns suplementos só devem ser tomados junto com os exercícios.
De modo geral, suplementos servem para quem treina muito.

5 – Prioridade na alimentação
Se for possível ter uma alimentação adequada que contenha tudo o que você precisa, não tem nem por que tomar. Alguns nutrientes em excesso podem trazer males para a saúde, como por exemplo o excesso de proteína, que pode sobrecarregar os rins.

Como eu já falei demais, vou deixar alguns links para vocês lerem mais🙂.

http://www.inteligencianutricional.com.br/?p=1211
http://www.exerciciosemcasa.com/2013/01/dicas-sobre-suplementos-alimentares.html
http://g1.globo.com/minas-gerais/triangulo-mineiro/noticia/2012/01/e-um-risco-diz-endocrinologista-sobre-suplementos-alimentares.html
http://observatorio.esportes.mg.gov.br/esporte-saude-e-lazer/alimentacao-e-nutricao/2013/01/os-riscos-do-uso-de-suplementos-alimentares

Confesso que não domino esse tema, então quem tiver como complementar fique a vontade!

Beijos

Tami

3 Respostas to “A Moda da Suplementação”

  1. Movie 7 de fevereiro de 2013 às 1:28 pm #

    Tem muita gente também que nem faz nenhuma atividade e compra suplementos especificos que prometem emagrecimento “milagroso”.
    Tem que se tomar muito cuidado em primeiro pela saúde e também para não jogar dinheiro fora , ta cheio de fórmulas que simplesmente tem efeito diurético, ou seja você perde apenas liquidos, mais cuidado ainda com uns mais fortes que com promessa de acelerar o metabolismo acabam por desregular a tireóide criando na verdade o efeito inverso.

  2. Movie 7 de fevereiro de 2013 às 3:33 pm #

    Ah já que você falou em Centrum…. Eu tomava Centrum, substituí por Bwell, tem a mesma fórmula mas as capsulas são gelatinosas o que achei mais agradável , o preço é menor !
    Ja tive vontade diversas vezes de comprar whey,lol não comprei por medo de ser muito enjoado, agora não compro pq sei que não tem nada haver eu tomar. você ja tomou? que sabor tem? o que gosto são das barras de proteínas ( mas são caras né :-P) No momento tomo Bwell, Vitamina C 500 mg (recomendado pela médica para o pós cirurgico) e Omega 3 .

    • Tami 8 de fevereiro de 2013 às 1:04 pm #

      Eu não tomei Whey não! E pelo que falei com algumas pessoas nem posso, por que ganho massa muito rápido, capaz de eu ficar uma monstrenga se eu tomar. Vou ver isso com a nut quando for em breve.
      Eu também tomei vitamina C no pós cirúrgico, mas daquelas simples mesmo de farmácia. Gosto de tomar de vez em quando, e quando o tempo vira assim por que sempre me cai a imunidade e fico resfriada e coisa e tal.
      Uia quase comprei Centrun ontem, se o preço é menor vou tomar esse Bwell aí, valeu a dica!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Sob Nova Medição

NO PAIN, NO GAIN!

gostosinhas

cozinha light e feliz

Reeducando meu corpo

tudo sobre alimentação, atividade física, moda, esmaltes...

Nutricionista Giovana Guido

Nutrição Esportiva & Saúde

Por 365 Dias

Um dia de cada vez.

Adeus, Gorducha!

Diário sobre Reeducação Alimentar, Atividade Física, Recuperação de Autoestima, Superação e Conquista!

O fantástico mundo de Camila

"Se quer viver uma vida feliz, amarre-se a uma meta, não às pessoas e nem às coisas"

Passive Aggressive Abuse

the insanity of passive aggression

60-Day Beast Mode x2

Push Hard | Stay Dedicated

Diário Cardápio

Adeus efeito sanfona!

Sea of Dreams and Ambitions

The greatest WordPress.com site in all the land!

The Urban Goddess

Gin and (Green) Juice

In it for the Long Run

searching for balance in a pair of purple kicks

The WordPress.com Blog

The latest news on WordPress.com and the WordPress community.

%d blogueiros gostam disto: